Shopping Cart
Checklist de compra ou aluguel de apartamento em Aracaju

Checklist de compra ou aluguel de apartamento em Aracaju

Utilise nosso checklist gratuito de compra ou aluguel de apartamento em Aracaju para alinhar suas expectativas com seu corretor de imóveis

Você decidiu comprar ou alugar um apartamento em Aracaju? Parabéns! Esta é uma grande decisão. Porém, você já pensou em quais são os critérios fundamentais que o seu imóvel novo precisa ter?

Escolher um apartamento exige muito planejamento para não cair em armadilhas. Por exemplo: você encontrou uma apartamento fantástico por um precinho interessante no bairro Luzia. Mas você lembrou de verificar a taxa de condomínio? E o IPTU? Você tem filhos? O ap tem área de lazer? Aceita pets?

Para lhe ajudar nesta busca, criamos um checklist de compra ou aluguel de apartamento em Aracaju. O princípio é simples: baixe o checklist, preencha e mande para o corretor ou imobiliária de sua confiança.

Esse checklist é conhecido como checklist de house hunting. Você pode usar este documento sempre que estiver procurando casas. É uma lista de verificação que permite rastrear os detalhes do imóvel e fazer uma avaliação inicial para ajudá-lo(a) a decidir se vale a pena visitar um apartamento.

É importante que você converse com o corretor e alinhe suas expectativas antes da busca pelo imóvel começar. Assim, você evita perder seu tempo com visitas a imóveis que nunca lhe agradariam.

Baixou o checklist de compra ou aluguel de apartamento em Aracaju? Veja outras dicas na hora de escolher seu imóvel

1. Organize-se

Quando você começa a olhar casase apartamentos em Aracaju, é provável que muita coisa aconteça ao mesmo tempo. Quando você tiver encontrado um bom corretor, ele ou ela provavelmente vai te levar em várias casas.

Para não se perder, é preciso organização. Como nosso checklist de compra ou aluguel de apartamento, você consegue avaliar se cada apartamento ou casa bate com suas expectativas.

2. Cuidado com a emoção

Você com certeza vai ver um imóvel que vai ser amor à primeira vista. Porém, nem tudo são flores: com um checklist de house-hunting, você poderá fazer uma escolha mais racional e verificar se o imóvel realmente cumpre com todos os quesitos que você listou.

3. Preste bastante atenção ao que é importante e ao que é secundário

Aprenda afazer a diferença entre o que é realmente uma necessidade e o que é secundário. Por exemplo, se você tem crianças de colo em casa, um elevador pode ser imprescindível, assim como um segundo quarto.

Se você é um estudante, pode ser interessante morar ao lado da universidade.

Se você quase nunca vai à piscina, será melhor escolher um prédio sem este item para economizar na taxa de condomínio.

Pense nesses pequenos pontos antes de começar sua busca.

Baixe nosso checklist de compra ou aluguel de apartamento em Aracaju e organize-se antes de comprar ou alugar um imóvel na capital sergipana

4. Faça muitas perguntas

Um bom corretor de imóveis sempre estará preparado para responder às suas perguntas. Algumas perguntas a fazer ao comprar ou alugar uma casa são:

  • “Quando foi a última vez que ela foi vendida ou alugada?”
  • “Quando foi a última reforma?”
  • “Por que o dono está vendendo ou alugando?”
  • “Desde quando a casa está à venda ou para aluguel?”

Sabemos que, em nossa cultura, algumas perguntas podem parecer muito intrusivas, mas lembre-se: comprar ou alugar um imóvel é uma coisa séria e você precisa ter certeza de que está fazendo a melhor escolha.

5. Posso confiar no meu corretor?

Um corretor de imóveis é um profissional como qualquer outro e, portanto, precisa ter referências para lhe mostrar.

Você pode verificar se o seu corretor está inscrito no CRECI-SE e solicitar duas ou três referências de clientes que compraram ou alugaram com ele(a).

Não tenha medo de pedir referências e, se o corretor ou corretora recusar lhe passar esta informação, passe para o próximo. Sua segurança e seu dinheiro valem muito!

Última dica: cuidado com sites de classificados

Alguns sites de classificados reunem não apenas corretores e proprietários, mas também golpistas. Cuidado com ofertas incríveis, apartamentos com preços abaixo do valor de mercado, casas sem documentação etc.

Sempre analise o valor do metro quadrado do bairro onde você quer morar e veja se o valor de venda ou de aluguel bate.

Nunca passe seus dados pessoais antes de conhecer o corretor e de pedir referências. Procure sobre o histórico da imobiliária e peça a ajuda de advogados ou de pessoas do meio antes de se engajar financeiramente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *