Entrar

Participe! Entre no fórum para aprender mais sobre perfumes.

Como se tornar "nariz" em perfumaria

O "nariz", também conhecidos como perfumistas ou criadores de perfumes, imaginam e desenvolvem novos cheiros. A profissão é considerada rara, com apenas 300 profissionais do olfato que a desenvolvem em todo o mundo - já que as oportunidades de trabalho também são limitadas...

O nariz usa seu olfato para misturar harmoniosamente extratos, essências, matérias vegetais, moléculas sintéticas ou compostos odoríferos para compor aromas alimentares, produtos de limpeza, de higiene, velas perfumadas ou outros produtos de luxo.

Seu campo de ação é portanto vasto: vai do gel de banho, produtos de beleza, detergentes, iogurtes aromatizados, perfumes, desodorantes... todos os produtos perfumados do dia-a-dia exigiram a intervenção de um nariz.

O nariz trabalha diretamente para a indústria química ou para a indústria cosmética. É capaz de memorizar milhares de aromas (até 5.000 aromas para os melhores narizes).

Não existe nenhum treinamento específico para se tornar um nariz. Mas um bom caminho para se tornar um perfumista é começar pelo estudo de química e por uma especialização em perfumaria.

Claro, esse é o caminho "formal".

Informalmente, existem algumas poucas escolas espalhadas pelo mundo que oferecem treinamento nesse campo, como a tradicional École Supérieure du Parfum ou a ISIPCA, ambas localizadas na França.

Porém, também é possível se tornar nariz através da auto-formação.

Se você escolher esse último caminho, a própria ISIPCA explica que, ainda assim, será necessária uma base solida de conhecimento em química, já que o trabalho de laboratório é uma grande parte do cotidiano de um perfumista.

Além da parte técnica, é necessária uma boa dose de criatividade para se manter inspirado. Afinal de contas, o perfume é a arte de estimular a imaginação das pessoas.