Entrar


Como Terapeutas Complementares podem usar o Marketing Online em 2020?

Estúdio de Ioga

Como um terapeuta integrativo, você precisa conquistar novos pacientes todos os dias. Você já deve ter percebido que estabelecer uma presença online é um componente essencial para atrair pacientes em potencial.

A maioria dos terapeutas já tem uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um blog ou um site. Mas simplesmente ter um site não significa que ele será exibido quando as pessoas na sua região procurarem um terapeuta.

Por isso, existem técnicas que ajudam empresas e pessoas a expandirem suas presenças online. Para ter sucesso como proprietário de uma empresa na era digital, você precisa usar práticas de marketing digital para ajudá-lo a alcançar uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Por isso, criamos esse guia para terapeutas holísticos que querem melhorar o desempenho na internet.

Guia de marketing online para terapeutas integrativos e complementares

SEO, ou otimização para os mecanismos de pesquisa, refere-se à prática de criar seu site para fornecer o tipo de conteúdo que as pessoas pesquisam online, de uma maneira que os mecanismos de pesquisa reconhecem.

Em termos básicos, se seu site responder diretamente a uma pergunta que as pessoas fazem, os mecanismos de pesquisa como o Google reconhecerão isso e classificarão seu site mais alto.

Uma classificação mais alta significa que você passa a aparecer na primeira página dos resultados da pesquisa.

Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de pacientes em potencial encontrarem você.

Tudo começa pelo seu site

Se você ainda não tem um site, considere criar um hoje. Mesmo que você não saiba muito sobre criação de sites, Essencialia.com oferece uma primeira solução de vitrine online.

Quando você se inscreve em nosso site, cria automaticamente um ponto de contato com um paciente em potencial.

Enquanto isso, você pode criar um site próprio usando ferramentas gratuitas na internet, como o WordPress ou solicitando a ajuda de uma agência.

Outras formas de aumentar sua presença na internet

Se você é novo no SEO, pode se perguntar como começar a desenvolver sua presença on-line e aumentar o tráfego no seu site.

Algumas dicas que podem lhe ajudar nesse início de caminhada são:

1. Inscreva-se em diretórios online

Crie um perfil em diretórios online de alta qualidade. Isso pode ajudar a impulsionar o SEO do seu site.

Ao listar seu site de terapia holística em um diretório de terapeutas, você se torna mais visível para os mecanismos de pesquisa.

Escolha sites que realizam verificação manual dos perfis e condicionam a aprovação à qualidade dos dados inseridos. Isso ajuda a manter a qualidade do diretório e a evitar pessoas mal-intencionadas no site.

Por fim, estar listado em um diretório de qualidade o ajudará a ser localizado por novos pacientes.

Saiba como criar um perfil no Essencialia.

2. Determine seu nicho

Encontrar seu nicho como terapeuta pode ajudar sua clínica ou estúdio a ter maior sucesso.

Sempre mencione o tipo de terapia que você fornece na descrição do seu site e tome o cuidado de deixar essa informação visível para os clientes. Geralmente, essa deve estar no primeiro parágrafo do seu texto.

Seja o mais específico possível sobre o seu nicho de atuação: ao invés de se autodenominar “Acupunturista”, chame-se de “Acupunturista especializado no tratamento da dor em São Paulo”.

O objetivo aqui é se diferenciar da concorrência.

Seu paciente e os mecanismos de busca precisam saber rapidamente o que você faz e para quem a sua terapia é direcionada.

Se você se listar como um terapeuta especializado no tratamento da ansiedade crônica em crianças e adultos, estará atraindo clientes que sabem exatamente que tipo de ajuda estão precisando.

Se você é um dos poucos (ou único) terapeuta do seu tipo na sua região, as pessoas que procuram um terapeuta podem encontrá-lo primeiro.

3. Localização é tudo

Terapeutas, geralmente, atuam localmente. E o Google adora tudo o que é local.

Você deve considerar como o SEO local afeta suas classificações de resultados de pesquisa.

Geralmente, as pessoas pesquisam coisas do tipo: “acupunturista em São Paulo” ou “Quiropraxista em Copacabana”. Quando você adiciona a sua área de atuação ao seu site, os mecanismos de busca privilegiam seu conteúdo quando as pessoas fazem buscas locais.

Inclua palavras-chave sobre os tipos de terapia que você fornece, juntamente com seu nome, número de telefone e endereço de email nas páginas do seu site. Certifique-se de incluir seu número de telefone, endereço de email e endereço físico na parte superior ou inferior de cada página do seu site.

E não esqueça de reivindicar sua página no Google Meu Negócio. Veja como fazer isso.

4. Crie e ofereça conteúdo gratuito

Muitos dos seus futuros pacientes ainda não estão prontos para começar uma terapia.

Na verdade, boa parte deles pode estar apenas procurando informações sobre sua terapia integrativa para depois escolherem um terapeuta complementar.

Se o seu site oferece outras informações úteis sobre como encontrar um terapeuta, problemas de saúde corpo-mental ou terapia em geral, o visitante pode permanecer no site por mais tempo e voltar quando estiver pronto para começar uma terapia holística com você.

Inclua palavras-chave no seu conteúdo, crie artigos, podcasts e outros materiais informativos.

O conteúdo de qualidade que inclui palavras-chave que os mecanismos de pesquisa podem reconhecer ajudam a impulsionar o SEO do seu site.

Quando você cria bom conteúdo, outro sites podem dar links para você. Esses links também mostram aos mecanismos de busca que você é uma autoridade no assunto.

Ah, não copie texto de jeito nenhum: o Google e outros mecanismos reconhecem cópias e classificam esses textos como conteúdo duplicado. Copiar material alheio pode gerar penalidades severas do Google.

5. Pense em mobile

Considere o seguinte: a maioria das pesquisas feitas atualmente são via celular.

Assim, pense em otimizar seu site e seu conteúdo para esse veículo.

Um paciente em potencial que não consegue acessar seu site com o telefone pode passar para o próximo terapeuta da lista, em vez de ir ao computador para procurar você.

Também é uma boa ideia garantir que seu site seja carregado rapidamente em computadores e dispositivos móveis.

Pesquisas sugerem que velocidades baixas de carregamento do site podem diminuir sua classificação no Google, e os clientes em potencial podem, novamente, migrar para uma página diferente se o site não carregar rápido o suficiente.

Seu site não deve demorar mais de três segundos para carregar no celular ou no computador.


Perder uma novidade? Nunca mais. Veja como:

📧 Gostou dessa informação? Inscreva-se em nossa newsletter, clicando aqui!

📢 Visite o fórum de perfumes Essencialia para falar sobre essa notícia!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *